segunda-feira, 2 de junho de 2008

Torta Mousse de Chocolate






Pessoal,

Estive ausente durante esse período por motivo de falecimento de meu pai, depois de uma luta de 4 anos contra o câncer, ele descansou.

Aos pouquinhos eu estou voltando e, continuando a postar receitas, experimentos gastronômicos.

Meu pai foi um grande admirador e incentivador de qualquer incursão na cozinha que eu fazia. Lembro quando "inaugurei" o blog, ele foi o primeiro a ver e aplaudir. Estava sempre presente em qualquer evento de hotelaria, gastronomia que eu participava. Perdi um pai, perdi um amigo...

Essa receita é uma das suas prediletas e não poderia deixar de fazer uma homenagem a ele que continua sendo meu anjo protetor.

Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo
100g de manteita sem sal cortada em pedaços
1 colher de cha de cafe soluvel
8 claras em temperatura ambiente
1 pitada de sal
3/4 de xicara de açucar
8 gemas
1 colher de cha de essência de baunilha
1 colher de sopa de rum ( opcional)

Derreta no micrrondas o chocolate, a manteiga e o cafe solúvel.

Deixe esfriar e reserve.
Bata as claras com o sal ate forma picos quase no ponte de neve . Aos poucos vai juntando 1/4 de xícara ( do total da receita) até ela ficar em picos firmes. Em outra tigela bata as gemas e o açúcar restante até ficar um creme espesso e claro. Acrescente a mistura de chocolate previamente derretida fria. Envolva com as claras em neve.
Meça 3 xícaras dessa massa e coloque para gelar coberta com um filme plástico. O restante da massa leve para uma forma de aro removível de 23cm diâmetro e 7cm de altura untada e enfarinha e leve para assar por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar. Retire o que foi reservado na geladeira e coloque no bolo previamente assado e frio.
Servir com chantilly






2 comentários:

  1. COMO É FEITA A MASSA.

    ResponderExcluir
  2. Vc faz a massa conforme a receita. Depois vai dividi-la e, uma parte vai assar e outra gelar.

    ResponderExcluir