sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lagarto na Mostarda


Em uma das últimas vezes que estive na casa de minha mãe em Nova Friburgo, eu fiz esse prato, com o friozinho que estava e um arrozinho piemontese foi tudo...rs.
Como bebida não poderia faltar um bom vinho!
Ingredientes:
Carne:
1 peça de lagarto limpa que foi marinada de véspera no seguinte tempero ( 2 copos de vinho branco seco, 4 dentes de alho amassados, 2 cebolas raladas, 1 cenoura pequena em rodelas grossas, 1 colher de sopa de orégano, 1 colher de sopa de molho inglês, 1 colher de chá de pimenta do reino em pó, 1 colher de sobremesa de páprica doce e 1 colher de sopa rasinha de sal)
Em uma panela de pressão no tamanho necessário de sua carne, coloque 4 colheres de sopa de óleo e 1 colher de sobremesa de açúcar, leve ao fogo e quando o açúcar começar a caramelizar, coloque a carne aí e sele ela dourando. Quando estiver bem douradinha, adicione a marinada toda e água suficiente para cobrir a carne( nesse momento coloque dois caldos de carne). Feche e leve na pressão o suficiente para que o lagarto fique ao ponto ( eu faço assim, começo com 20 minutos e vou abrindo a panela até a carne ficar pronta).
Tire o lagarto e deixe esfriar pois se cortar a carne ainda quente, ela esfarela.
Com a carne fria, corte as fatias. Coe o caldo do cozimento e reserve 1 concha, o restante dele você pode congelar para utilizar como base de alguma sopa.
Molho de Mostarda:
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de mostarda
1 pitada de noz moscada
1 lata de creme de leite com soro
200gr de champignons
sal e salsinha a gosto.
Montagem:
Numa frigideira (eu usei de ferro, linda linda) derreta a manteiga e adicione a mostarda, 1 concha de caldo de cozimento que foi reservado, noz e misture bem. Coloque o o champignon e o creme de leite o suficiente para agregar. Acerte o sal. Deite as fatias de carne e delicadamente com uma colher vai regando as carne para que a carne fique totalmente coberta com molho. Salpique salsa por cima e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário