terça-feira, 24 de julho de 2007

Taioba refogada

***Pessoal, existem taiobas venenosas. Fui alertada por um leitor do blog e atualizei meu texto aqui. Compre a taioba com seu feirante de confiança.***
Taioba é originária de regiões tropicais e se adapta bem à maior parte do clima encontrado no Brasil. É utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais.
Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e vitamina C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para as mesmas 100g.
Eu limpei bem as folhas da taioba e "descasquei" os talos dela. Cortei as folhas como couve, mas pode tb rasgar. Os talos cortei em pedacinhos.
Ingredientes:
3 molhos de taioba previamente limpas e cortadas
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de azeite
1 tomate picado
1 talo de aipo (salsão) cortados em cubinhos
1 alho-poró cortado em rodelas finas
sal à gosto
Modo de preparo:
Refogar no azeite a cebola, alho. Adicione tomate, aipo e alho poró deixando murchar bem. Logo em seguida, a taioba cortada, mexendo bem. Não acrescente água. Abafe e controle seu cozimento até ficar bem macia.

55 comentários:

  1. Menina a muito não como taioba, fiquei morrendo de vontade!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não como taioba nem rezando, mas aqui em casa tem pé de taioba, quer um pouquinho? rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Na verdade existem ao menos duas espécies de taioba, e uma delas é de fato venenosa. Essa informação encontra-se no site de uma das mais importantes instituições brasileiras de pesquisa:

    http://www.fiocruz.br/sinitox/taiobabrava.htm

    As folhas são muito parecidas.

    A taioba comestível possui um vinco que acompanha toda a borda da folha. A venenosa não.

    Mário Zambonin

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se posso utilizar a taioba para fazer o suco verde?

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se posso utilizar a taioba no suco ver?

    ResponderExcluir
  6. Cristina,
    Eu realmente nao sei se ele presta para se fazer suco. Sei que couve é muito para suco.Acredito que taioba deva amargar um pouco ao bater crua no liquidificador. Se vc descobrir algo sobre isso, me conta, tá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, infelizmente não dá pra fazer suco verde com taioba, porque ela não pode ser comida crua. Abraços! Adriana

      Excluir
  7. Mario,
    Atualizei o texto. Grata pelo toque.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Tb adoro taioba. Resolvi então deixar umas dicas saudáveis, sem querer ser presunçoso e ou qualquer outro adjetivo pejorativo rssss.

    Acredito que substituir o azeite por óleo de canola ou girassol seria muito mais saudável(já que o azeite quando aquecido é o óleo que mais libera radicais livres. Por este motivo o azeite só é recomendado para temperar a frio. Eis a grande vantagem do azeite virgem que é prensado a frio, diferente dos azeites comuns que levam calor). Pesquisas realizadas ja comprovaram que os chamados "radicais livres", são grandes responsáveis pelo aparecimento de células cancerosas no organismo. Dica para reconhecer uma taioba boa de uma ruím("venenosa), siga o talo até o fim, se ele estiver formando um "Y", coma sem medo, agora se ele estiver quase formando um "T" não aconselho a comer.(Não sei comprovar a veracidade dessa dica, aprendi na roça e até hoje tenho livrado-me daquela coceirinha irritante que a taioba ruím causa.
    FELICIDADES A TODOS

    ResponderExcluir
  9. Olá anonimo!
    Pena q nao sei seu nome...rs
    Bom, vamos la...
    Grata pelas dicas e realmente é muito mais saudavel utilizar o oleo de canola, girassol.
    Eu irei pesquisar sobre o aquecimento do azeite. Um chef espanhol chegou a me dizer q o azeite tem q estar numa temperatura altissima, tipo fritar bolinho de bacalhau, ou seja, imersao de gordura para ele se torne nocivo. Um simples refogado não daria um resultado tão negativo. Mas de qualquer forma irei pesquisar e posto de novo aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Tanto os talos quanto as folhas são bons para consumo. Sugere-se que refogue separados porque o tempo de refogamento das folhas é mais rápido do que os talos.
    Outra alternativa é refogar no mesmo recipiente, porém começando pelos talos e algum tempo depois acrescentar as folhas.
    Bom apetite para quem gosta. Eu adoro.

    ResponderExcluir
  11. ola eu so mineira gosto muito de taioba so que eu prefiro fazer ela na banha quanto os talos e so vc fazer omelete deles fica uma delicia ok 0+9 07 2009.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em SC, nos conhecemos pelo nome de Taía, além de suas folhas que são comestiveis, as batatas (raiz) da Taioba, podem ser comidas. De fato existe a planta que e toxica, a planta que comemos e conhecida popularmente de Taía Branco, deve tormar muito cuidado para não ingerir a planta venenosa. Um conhecido estava enfermo de cama, e comendo todo dia estas batatas do Taioba, o ajudou a se recuperar inclivelmente.

    ResponderExcluir
  13. Muito Bem, acabei de ler que taioba é uma otima verdura digestiva, de proteinas superior ao esprinafre, EU MORO EM SÃO PAULO - TABOÃO DA SERRA, proximo a minha residencia tem muitos pês, e estou saboreando esta delicia, refogo como couve é muito melhor que couve, mais macia.
    CUIDADO APENAS COM AS TAIOBAS VERDE-ESCURA E A ROCHA, não são digestivas.

    ResponderExcluir
  14. Delícia! E cambuquira então? E canjiquinha? Minas Gerais é terra de comidinhas gostosas, ô trem bão!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dalva,
    Nossa...eu sou carioca, me mudei recentemente para Três Rios( interior RJ), que faz divisa com Minasssssssss.Já viu ne?Forte influência mineira na comida...rs rs rs

    ResponderExcluir
  16. ola gostaria de saber se a taioba pode ser fervida antes do preparo

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriana, não sei se está acontecendo com os outros participantes, mas na tela do meu monitor, a cor do escrito confunde com o fundo, ambos morrons em tons diferentes... para conseguir ler adequadamente tenho de marcar o texto... mas se isso for só um problema do meu monitor, desconsidere o comentário... abraços...

    ResponderExcluir
  18. Oi Cesar,
    Aqui para mim esta normal e nao tive nenhum reclamacao quanto as cores, visualizacao, etc...Da uma olhada na config de seu monitor e me fala. Eu de qualquer jeito estarei mudando o blog, quero mudar o visual, ai quando fizer isso, vamos ver se melhora tb para vc. Vai ver q tons terrosos estejam dando probs para sua visualizacao.
    Beijocas e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  19. .......Li hoje os comentários anteriores e ainda fiquei em dúvida
    quanto a distinção das variedades
    venenosas e não venenosas!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Taioba é parente do inhame. a batata do inhame é ótima para os gânglios, entre outras coisas, o que eleva o sistema imunológico e tira as impuresas do sangue.
    Deve ser por isso que as folhas fazem tão bem!!!
    Qualquer dúvida achei um site bem legal:
    http://www.fiocruz.br/sinitox/taiobabrava.htm
    Abraços, Sibelle

    ResponderExcluir
  21. Adoro taioba. Regina Lopes, maio 2010

    ResponderExcluir
  22. A MINHA ESPOSA NÃO COMIA A MUITO TEMPO MAS AGORA NÃO QUER PARAR DE COMER A TAL DA TAIOBA

    ResponderExcluir
  23. Tenho alguns pés de taioba e sempre que posso faço um refogado, tipo espinafre, que fica muito bom e gostoso, incluindo alguns cubinhos de bacon. Recentemente pararam de produzir folhas, sendo que as batatas cresceram para fora da terra. è possivel comer essas batatas e qual seria o preparo pois ouvi dizer que prejudiciais à saude.

    ResponderExcluir
  24. Klaus,
    Eu desconheço o uso das batatas para a gastronomia. Tenta pesquisar no google sobre isso e depois me conta o que vc achou...
    Abraços e grata pela visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na minha ca tenho plantado e só comemos as batatas, frita a palito, cozida, salada crua ralada etc... asa folhas temos medo de comer, pois outro coloquei um pedacinho crua na boca para experimentar e começou a pinicar a boca rsrsrs

      Excluir
  25. Oi Adriana Soter, eu sou o Julio do Churros aqui de Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, trabalho vendendo churros, eu moro em Xerém e o meu síto tem muitas taiobas, eu adoro elas refogadas na banha, aqui ela é conhecida como carne de pobre, porque tem a maioria dos nutrientes que a carne bovina tem.
    Abraços do amigo Julio do Churros

    ResponderExcluir
  26. Oi Adriana,
    estou pesquisando a respeito da raiz da TAIOBA, no quintal da casa da minha mãe tem alguns pés há muito tempo e hj ela comentou que precisa replantar pois a raiz está a mostra, a minha dúvida é se a raiz da taioba não é o INHAME?
    Obrigada, Marília de Itu-SP

    ResponderExcluir
  27. poxa! fiquei muito satisfeito com os comentarios
    mas continuei com uma duvida sobre as venenosas e as cometiveis mas tuda bem! e porque eu plantei umas mudas aqui e refoguei e comi me deu uma leve coceira na garganta mas nada que viesse me fazer ir parar no hospital por isso eu fiquei com duvidas!!quem souber de mais novidades me envia por favor koreatkd2009@hotmail.com eu agradeço muito!

    ResponderExcluir
  28. Não existe Taióba venenosa, e sim a folha de Inhame que é similar.

    ResponderExcluir
  29. Olá amigos amo taioba com angú molinho, mas da ultima vez que troxe de nossa casa em teresópolis não fui muito feliz tive boca e garganta em feridas, não sei se foi pelas tres horas de viajem ou pelo calor mais alguma coisa deu errado. Minha mãe me falou que eu deveria ferventar uma ou duas vezes antes de temperar para comer. Vou tentar mais uma vêz para ve se dá certo.

    ResponderExcluir
  30. Hoje comi um refogado de taioba pela primeira vez e gostei. Não conhecia essa planta mas confesso que agora me tornei um taiobeiro.

    ResponderExcluir
  31. Olá! Minha irmã sempre faz no omelete para meus sobrinhos em Góias, trouxe uma muda para São Paulo, plantei num vaso grande e pegou rapidinho, ela gosta de sol e água. Então eu e minha fillha de 2a4m fomos experimentar (ela não é muito de folhas, pois tem poucos dentes rs rs), mas lavei, passei um pouquinho de sal e mordemos... que delícia!!!!! O gosto é bem mais suave que a couve e alguns tipos de alface. Emily gostou e repetiu. Experimente!!!!

    ResponderExcluir
  32. Hoje fiz a receita de taioba refogada, porém pinicou a minha lingua e garganta. ISTO É NORMAL? Tenho certeza que é taioba, pois pesquisei muito na net.
    Aguardo resposta....

    ResponderExcluir
  33. A taioba precisa estar bem cozida, para não causar essa coceirinha na garganta, eu faço sempre para comer com polenta e frango caipira é a melhor combinação, mas pode fazer ela ao molho branco e utilizar como o espinafre é muito bom também.Só um lembrete, taioba leva muito ókeo, mas pode colocar um pouquinho de água. Beijos . Maria Pr

    ResponderExcluir
  34. Olá! a respeito da identificação das espécies venenosas, segundo o site da fiocruz, a taioba venenosa também tem a folha rasgada até o talo, mas ela não tem aquela linhazinha ao redor da beirada da folha. Pelo que observei ela também é mais escura e brilhante e as folhas são eretas, com a ponta apontando para cima. A dica do rasguinho da folha, que outro leitor falou, é pra diferenciar da folha da colocasia esculenta, que é o que chamamos de inhame, ou cará, no nordeste. Essa tem as folhas emendadas, sem o rasguinho. Dessa só se come a batata.
    Adriana

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal, até ontem eu não conhecia TAIOBA, mas por indicação de um amigo, acabei aceitando duas enormes folhas desta planta, e chegando em casa, lavei piquei, coloquei na frigideira, refoguei, de fato gostei do sabor. Logo vou buscar mais.

    ResponderExcluir
  36. Vou me arriscar, não posso me calar, como "sou da roça", e conhecer bem a matéria, entendo que devo meter a colher. A taióba é uma planta com diferenters espécies, "há a comestível e a brva". o Nhame é dessa família Hi, mas suas folhas não são comestíveis por serem "leitosas", sou seja, ao serem cortadas expelem um líquido de cor rbranca.

    ResponderExcluir
  37. taióba é muito bom pra saude... pode comer á vontade..
    majrcos

    ResponderExcluir
  38. beleza gostei das informaçoes que obtive -valeu tenho aqui no quintal varios pés..

    ResponderExcluir
  39. Ontem ganhei algumas folhas de taioba,escaldei as folhas e preparei como couve. Ficou uma delicia.Recomendo.

    ResponderExcluir
  40. Nossa, aqui no meu condominio tem muito taioba, da verde e da roxa, sei que a roxa é venenosa mesmo, tomem cuidado, mas até então nunca comi, ja tinha ouvida falar que era muito boa, como preciso de calcio, resolvi refogar umas folhas, pois é rica em calcio, adorei, muito bom.

    ResponderExcluir
  41. Acho que taioba é bom para tudo.Meu marido teve Dengue hemorrágica como as plaquetas ficam bem baixas,me falaram que era muito bom para a imunidade dele.É bem verdade.Fiz suco de taioba com laranja e cenoura,bati tudo no liquidificador e depois coei,ponha um pouco de açúcar.As plaquetas subiram rapidinho e a imunidade se restabeleceu,enfim saiu rapidinho do hospital.Meu filho adolescente estava com a imunidade baixa,estou dando para ele comer junto com as refeições a taioba refogada,com carne,na salada,invento vários pratos e realmente o resultado e surpreendente.Se você não gosta da taioba experimente,depois do feijão pronto apague o fogo e coloque umas 2 folhas cortadas ao meio dentro da panela para absorver todos as propriedades da mesma.Na hora de comer o feijão tire as folhas pois ele já estará enriquecido.Vocês vão sentir a diferença,ela é mesmo milagrosa.Espero ter ajudado,abçs.

    ResponderExcluir
  42. olha pessoal,nas ultimas trés semanas eu e minha família temos comido taioba com frequência,temos um amigo que tem um sitio e colhemos bastante,e digo desde que passei a comer meu intestino melhorou muito,eu vivia a base de laxante,agora adeus,a taioba agora faz parte da nossa mesa,até na sopa ela vai bem,abraços,mara de mongaguá

    ResponderExcluir
  43. Aqui em Minas a taioba é verdura de quase todo dia. Mas ao contrário da couve, que é praticamente só passada rapidamente na gordura quente, só para dar uma leve murchada e pode até ser comida crua, a taioba cai bem com uma cebola picadinha e tem que ser beeem refogada, senão pinica a garganta e a língua. Mesmo sendo da espécie branda. Se secar é só pingar um pouquinho de água. NÃO SE COME TAIOBA CRUA. Apesar do gosto ser diferente do espinafre, a textura é bem parecida. Com a vantagem de não impedir a absorção de cálcio pelo organismo, como o faz o espinafre. Graça Lima

    ResponderExcluir
  44. LIA 17 MAIO 2012 12:50h

    GANHEI ALGUMAS FOLHAS DE TAIOBA,LEMBREI QUE JÁ HAVIA PROVADO SOPA DE FUBA COM TAIOBA PICADINHA, FUI P/FOGÃO E FICOU PRONTA, NUM INSTANTE,O MARIDO E EU GOSTAMOS MUITO.

    ResponderExcluir
  45. comi taioba hoje é muito bom , pode mansa ou brava tudo vale apena .

    ResponderExcluir
  46. Ganhei alguns bubos de taioba que vem de Peruibe(litoral sul de São Paulo). Já plante é já estão crescendo aqui na França. Aqui também vamos curtir esta maravilha da natureza

    ResponderExcluir
  47. Gente...não existe taioba venenosa.
    Leiam o link abaixo, confiável.
    www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=434
    É muito bom e saudável!!

    ResponderExcluir
  48. Gente. Não existe taioba venenosa. Isso é um dos folclores nacionais. É muito bom e saudável. Vejam o link abaixo:
    www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=434

    ResponderExcluir
  49. Eu adoro Taioba e a ultima que comi era venenosa! Fui parar no hospital! Ao colocar na boca vc já sente os efeitos nocivos! É reação imediata! A taioba comestível não produz efeito algum... tomem cuidado, ela é altamente tóxica!

    ResponderExcluir
  50. Ola aqui em santa catarina é conhecido como TAIÀ muito bom eu cozinho as folhas bem !! depois amaço bem tempero com alho cebola e outros temperos fica muiiitooo baõooo, d++ masi eu th aqui na minha casa.aquele roxo é venenosooo nao coma nao tha.

    ResponderExcluir
  51. eu adoro Taioba as folhas não deve ser picada com faca deve ser rasgada com a mão assim ela não pica a língua nem a garganta . e deve ser só mal passada com óleo e alho fica muito gostosa ....

    ResponderExcluir
  52. a Taioba não deve ser picada com faca tem q ser rasgada com as mãos pra não picar a língua e garganta e so refogar óleo e alho fica uma delicia ...

    ResponderExcluir