segunda-feira, 15 de março de 2010

Hamburguer (pão, carne e molho)

Está aí uma dica muito boa, um sanduiche maravilhoso para você fazer e jurar de pé junto que está com uma verdadeira fast food na sua casa. O pão é de uma macia e leveza impar, a carne super temperadinha e o molho então? De comer rezando...
Pode também ao servir colocar uma batatinha chips para dar um toque a mais. Eu não quis derreter o queijo, preferi assim.
Créditos: Mauro Rebelo da Comunidade Culinária Receitas do Orkut.
Ingredientes do pão:
15 g de fermento biológico
1/4 xícara de açúcar
250ml de água morna
2 colhere sopa de margarina
1/2kg de farinha de trigo
1 colheres gergelim
1 colher (chá) de sal
2 claras
Modo de Preparo do Pão:Misture o fermento e o açúcar até dissolver. Junte o sal, a margarina, a água morna, a clara e a metade da farinha. Em uma superfície, coloque a farinha restante e misture a massa. Sove até ficar bem macia. Deixe descansar por 40 minutos. Faça as bolas de pão e deixe crescer em uma assadeira com coberta com um pano. Picele a gema batida e polvilhe o gergelim.
Ingredientes da carne de hamburguer:
500g de carne moída
50g de bacon moído
1/4 de cebola colheres (sopa) de cebola (em pó) - eu utilizei cebola desidratada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de soja hidratada em 2 xícaras (chá) de água por 30 min, escorrida e triturada (no liquidificador ou no processador) - a soja que usei foi a PTS fina (proteína de soja texturizada)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo da Carne:
Bata no liquidificador a soja. Depois de triturada junte a cebola, o alho e o bacon ligue novamente o liquidificador para formar uma pasta.Misture a carne, com o sal, com a pasta feita no liquidificador e molde os hambúrguer. Existe no mercado utensílios que moldam com praticidade. Frite bem para que não fique cru por dentro.
Para o molho rose:
250g de maionese
5 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) molho inglês
1/4 de uma cebola ralada
1 dente de alho amassados
Modo de Preparo do Molho:Passe tudo no processador ou liquidificador.Para a montagem:Corte o pão em três partes.Pegue a primeira fatia de pão, por cima coloque a carne, queijo cheddar, molho, alface e uma rodela de tomate. Coloque mais uma fatia do pão e repita novamente as outras camadas finalizando com o topo do pão.
RENDIMENTO:4 Hambúrguer enormes ou 6 médios

2 comentários:

  1. hummmmmmmmmmmmm, que delicia, vou fazer adooooro lanche.

    ResponderExcluir
  2. Hummmm mesmo, Debora. Esse pão de Hamburguer é super mega macio, nunca fiz uma pão tão gostoso...a carne sem comentários. O molho, nossa delicioso. Quando vc fizer, me conta, tá?
    Beijossssss

    ResponderExcluir