quinta-feira, 18 de março de 2010

Pão de Iogurte e Linhaça Dourada



Eu adoro fazer pão, relaxo por completo, coloco uma musiquinha e pronto.

Gosto da sensação do cheiro gostoso ao assar, depois comer um pão feito por você é completamente diferente do comprar. Tenho maquina de pão e por praticidade do dia a dia, faço a massa, mas moldar, colocar na forminha...ai ai...bom demais alem da conta!

Eu fiz uma adaptação na receita original que veio no manual da máquina.

Segue abaixo a receita tanto na máquina como sem.

Ingredientes:

½ xícara de água morna
½ xícara de iogurte desnatado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de leite em pó (eu uso desnatado)
2 colheres de sopa de linhaça dourada ( você pode substituir por gergelim, linhaça marrom)
1 colher de chá bem cheia de fermento granulado seco

Modo de preparo: (versão máquina de pão)

Coloque todos os ingredientes na ordem acima na sua máquina – função Massa. Depois molde como pão de forma, coloque na forma apropriada untada com óleo e deixe descansar por 30 min. Forno 180° pré aquecido. Assar até dourar.

Modo de preparo: (versão sem máquina)

Pegue 1 xícara da farinha pedida, misture o fermento. Disponha numa bacia, abra uma cova e coloque os demais ingredientes. Vá adicionando a farinha restante até a massa soltar das mãos. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Molde-o como pão de forma e coloque na forma apropriada untada com óleo e deixe descansar por 30 minutos. Forno 180° pré aquecido. Assar até dourar.

9 comentários:

  1. Eu amo pães com iogurte. Tenho feito bastante.
    Este ficou lindo! Obrigada por colocar a forma de fazer sem MFP, ainda não tenho.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Hum, esse vou experimentar, com certeza!! ;o)
    Bjo
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Meninas,
    Esse pão é maravilhoso..testem que vcs irao amar!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Querida fiz esse pão e coloquei a receita no meu blog com os devidos créditos claro, espero que não se importe.
    É um pão maravilhoso , parabéns.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    fiz sua receita e me surpreendi com o resultado. Ficou super macio e delicioso. Como sou exagerada coloquei linhaça dourada e gergelim sem pele.
    Um arraso!
    Joice

    ResponderExcluir
  6. olá,comprei um mfp da marca DELLAR,q estava na promoçao,gostaria de saber se el é boa?

    ResponderExcluir
  7. Adri e Joice,
    Fico feliz por vcs gostarem da receita!
    Esse pao é uma delicia..
    Beijocas e grata pela visitinha!

    ResponderExcluir
  8. Daniela,
    Desconheco essa marca...
    A minha maquina de pão é da marca Britania Multipane.
    Beijocas e obrigadinha pela visita

    ResponderExcluir
  9. muito bom mesmo adoro fazer fica um cheiro de casa de mãe rsrsrs

    ResponderExcluir