sábado, 10 de outubro de 2009

Souflê de peixe



Aproveitando sobras de alimentos esse souflê é uma boa pedida. Já fiz até de sobras de chester de natal. É uma receita básica, só precisa manter as 2 xícaras de qualquer alimentos, no meu caso utilizei sobras de peixe de uma moqueca do dia anterior.

Lembro que fiz esse curso quando estava aprendendo ainda a cozinhar. Bateu saudades da época que ia para cursinho e me divertia conhecendo gente. Eu tinha 18 anos quando fiz meu primeiro curso de culinária. Aprendi muito. Fiz um ABC do lar e muitas dicas me foram aprimoradas.

No ano de 2007 fui a um congresso de culinaristas em Brasília e qual foi minha surpresa encontrar minha antiga professora assistindo os workshops. Bati foto, fiquei feliz em revê-la. Lógico que como aluna a gente sempre lembra da professora...rs, mas foi super bacana , afinal 20 anos de tempo de lacuna de reencontro.

Recordar é viver...

Ingredientes:

4 colheres de sopa de manteiga

4 colheres de sopa de farinha de trigo

500ml de leite em temperatura ambiente

sal e noz moscada à gosto

1 caixinha de creme de leite

2 xícaras de alimento temperado (sobras de carnes cozidas e refogadas, frango desfiado assado, peixe ou até mesmo um legume refogado e triturado) - utilizei como disse acima sobras de moqueca me pedacinhos.

3 gemas

3 claras em neve

Modo de preparo:

Numa panela derreta a manteiga e acrescente a farinha. Misture bem, acrescente o leite aos pouco e engrosse. Deixe esfriar ligeiramente e adicione o creme de leite deixando tudo bem homogêneo, acerte o sal e coloque uma pitada de noz moscada. Acrescente as sobras de alimento, as gemas, leve de novo ao fogo o suficiente para as gemas cozerem(3 min), e desligue o fogo. Envolva com as claras em neve, delicamente (dê preferência em fazer isso em outra tigela, e não na panela - pois você pode perder o volume do souflê). Disponha em refratário untado e polvilhado com farinha de rosca. Forno médio até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário