segunda-feira, 7 de maio de 2007

Nhoque (Gnocchi) ao Sugo


Gnocchi: Prato típico da culinária italiana constando ser uma de suas primeiras massas caseiras. Inicialmente feita com semolina de trigo, a partir do século XVII passa a ser preparada com batatas associadas a farinha de trigo, tornando-se a base da fórmula utilizada até hoje. Tradicionalmente usa-se comer gnocchi no dia 29 de cada mês, com uma nota de dinheiro debaixo do prato. Segunda a crença popular, isso traz riqueza.
Ingredientes:
1 kg de batata descascadas cozidas com sal, espremidas e frias.
1 gema de ovo
1/2 kg de farinha de trigo
1 colher de chá de maizena
pitada de noz moscada
Trabalhe a massa, corte e cozinhe em água quente com sal, até que eles subam à superfície.
***Segredo: Passar em água fria após o cozimento para não grudá-los.***
Depois de cozidos podem ser empregados em conjunto à um bom molho, ou então, pode-se congelá-los em aberto (dispõe eles em tabuleiro, leve ao freezer até endurecer, para depois colocá-los em sacos próprios de congelamento). Esse processo de congelamento em aberto impede que o alimento grude entre si ao colocar nos sacos de congelar.
Descongelamento: Jogue os gnocchi congelados direto na água quente e espere eles subirem, escorra e passe rapidamente na água fria.
Molho ao sugo:
2 kg de tomate italiano bem vermelho e firme sem pele, sementes e picadinho.
5 dentes de alho
1/2 xícara de azeite extra virgem
folhas de manjericão
orégano a gosto
sal e pimenta a gosto
1 cálice de conhaque
Refoque o alho no azeite adicione o tomate mexendo bem...deixe reduzir até a água do tomate ficar pela metade. Acrescente os temperos e no final o conhaque, que tem a função de tirar a acidez do tomate. Empregue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário