sábado, 5 de maio de 2007

Pudim de damasco

Damasco: Também conhecido como abricó, é uma fruta arredondada, de cor amarelo-alaranjada, com uma leve penugem na casca, muito semelhante ao pêssego. É pequena, doce e suculenta. A cor de sua casca pode variar do amarelo-pálido ao laranja-forte. Sua carne vai do amarelo-dourado ao laranja-brilhante. Tem baga redonda e levemente amarga, sementes escuras e lisas. Originário da China e Oriente Médio, já era conhecido 2 mil anos antes de Cristo.Foi levado para a Índia, para a Pérsia, para a Armênia e, finalmente, para a Europa.Chegou ao Brasil no início do século XIX, aclimatando-se muito bem ao Amazonas.
Fruta muito delicada, deteriora-se facilmente. É mais encontrado seco, mantendo um aroma forte e ativo. Para a utilização na culinária, é necessário apenas ser hidratado em água, suco ou brandy.
Rico em vitamina A, é fonte de Ferro e Cálcio.
(Pequeno dicionário de Gastronomia, Maria Lucia Gomensoro).

Ingredientes:

6 claras

20 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) raspas de limão

200g de damasco secos cozidos em água por 2 minutos.Escorra e triture.

Modo de Preparo:

Bater as claras em neve firme. Adicione uma a uma, as colheres de açúcar, fazendo um merengue bem firme.

Acrescente o suco de limão e as raspas e, bata mais um pouquinho.Adicione o damasco logo em seguida, batendo somente mais um pouco.

Coloque em uma forma com buraco no meio sem untar e leve para assar em 200°C, banho-maria.Deixe esfriar dentro do próprio forno.

Frio, desenforme e cubra com a seguinte calda: misture 1 lata de creme de leite, 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de suco de limão.


4 comentários:

  1. E este, sem palavras...Vale a pena EXPERIMENTAR!! É BOM d+!! Fabíola Castelletti - Continuo não sendo suspeita!! ;o))

    ResponderExcluir
  2. vc poderia enviar a foto da ameixa para mim?
    pela sua descriçao nao é o mesmo abricot daqui... mas sim a néspera..

    mas que eu saiba, nao existe néspera seca..

    obrigada!

    yani_grazi@hotmail .com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Muito interessante seu blog, e em retribuição por tanta coisa legal que você postou, deixo como dica um site sensacional de churrasco que vale a pena conferir...WWW.TVCHURRASCO.COM.BR...
    Abçs

    ResponderExcluir