domingo, 13 de setembro de 2009

Laranja Cristalizada

Pesquisei muito até chegar nessa receita. Adoro laranja cristalizada e mais ainda com um bom cafezinho.
Eu usei a laranja pera. Utilizei o suco normalmente no almoço e como usei o espremedor elétrico, assim aproveitando bem o sumo da fruta. Eu fiquei com pena de jogar fora as laranjas e a partir daí que fiz a receita.
Depois de espremê-las, eu as virei do avesso e retirei toda a parte branca. Juro, é mais fácil assim. Sai na primeira, parece que você está tirando a roupa da laranja (rs). Essa parte branca que dá gosto ruim.
Depois disso, eu peguei uma tesoura de cozinha e cortei as tirinhas. Coloquei numa panela com água o suficiente para cobri-las e leventei fervura, feito isso escorri e troquei a água. Você faz esse processo 5 vezes. Você verá que caso apareça uma espuma preta por cima ( retire com a escumadeira) - varia de laranja para laranja - e importante essas fervuras para esterilizar bem elas.
Passado esse processo, você medirá a quantidade de laranja e colocará a mesma quantidade de açúcar. Coloque numa frigideira anti aderente e vai ao fogo baixo e sempre mexendo. Demora um pouquinho, mas o fogo, açúcar, e o mexer sempre cristalizará a laranja.
Depois de cristalizada (as tirinhas ficam com um açúcar branquinho por cima ), disponha num tabuleiro forrado com papel manteiga e espere esfriar.Coloque em ponte hermeticamente fechado ou então saquinho plástico decorando com fitilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário