terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pudim de Claras Vó Lucília



Esse pudim tem gosto de infância. Minha vó Lucília sempre o fazia quando passávamos as férias em nossa casa de Friburgo. Época boa e lembranças tb. Espero que vocês gostem dessa receitinha e qualquer dúvida é só postar nos comentários.

Ingredientes:

6 claras em temperatura ambiente

12 colheres de sopa de açúcar

raspa de 1/2 limão

1 colher de sopa bem cheia de amido de milho (maizena)

Forma com buraco no meio previamente caramelada. ( eu faço assim: coloquei 1 1/2 xícara de açúcar e levei ao fogo direto na forma. Deixo derretar, rodando a forma para caramelizar toda. Depois coloco no granito, ou uma superfície fria que aguente quente e deixo esfriar)

Tabuleiro com água quente para banho Maria

Modo de preparo:

Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar as colheradas uma a uma. Bata até ficar no ponto de merengue. Nesse ponto adicione a raspa de limão e o amido de milho. Desligue a batedeira. Coloque a massa do pudim na forma e leve ao banho-maria até ficar bem dourado (Forno 200°C - previamente aquecido). Você vai notar que ele sobe um pouco na forma, mas não transborda, isso é normal. Quando chegar ao ponto de dourado, você desliga o forno e deixa ele por 20 minutos, aí sim que tira do forno. Esse processo que não faz murchar o pudim.

Creme Suiço para acompanhar o pudim:

Leve ao fogo: 1 lata de leite condensado, 2 xícaras de leite, 1 colher de chá de baunilha e 1 colher de sobremesa de amido de milho. Engrossar. O ponto dele é um mingau ralo.

2 comentários:

  1. Adriana, obrigada por essa deliciosa receita.
    Passarei sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marita,
    Obrigada e volte sempre :)
    Bjks

    ResponderExcluir